1. Como solicitar isenção do IPTU em Pedro Leopoldo?
A isenção do IPTU em Pedro Leopoldo pode ser solicitada junto à Secretaria Municipal de Gestão e Finanças. O benefício é concedido conforme critérios estabelecidos em lei municipal, entre elas estão imóveis de até 75m² e valor venal de até R$ 60 mil (quando único do proprietário), imóveis tombados ou alagados, além de casos específicos. Aposentados e pensionistas com doenças graves também podem solicitar isenção total.
Para saber se você tem direito mande e-mail para iptu2026@pedroleopoldo.mg.gov.br ou mande mensagem para o Whatsapp 3660-5124. É possível, ainda, tirar dúvidas no Prédio da Prefeitura, presencialmente, no setor responsável.
2. Onde consultar os horários da coleta de lixo em Pedro Leopoldo?
Os horários da coleta de lixo domiciliar em Pedro Leopoldo estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Pedro Leopoldo, no menu Serviços > Coleta de Lixo. Lá é possível consultar os dias e horários de coleta por bairro, tanto para o lixo comum quanto para a coleta seletiva.
Manter o lixo acondicionado corretamente e colocado na calçada apenas nos dias indicados ajuda a manter a cidade limpa e organizada.
3. Onde consultar o horário dos ônibus em Pedro Leopoldo?
Os horários de ônibus municipais de Pedro Leopoldo são disponibilizados pela Expresso Unir, empresa concessionária responsável pelo transporte coletivo municipal.
Você pode conferir as linhas, itinerários e horários atualizados diretamente no site oficial da Expresso Unir: www.expressounir.com.br.
4. Como solicitar troca de lâmpadas queimadas na iluminação pública?
A manutenção da iluminação pública em Pedro Leopoldo é de responsabilidade da Prefeitura, que realiza a troca de lâmpadas queimadas, quebradas ou piscando.
O pedido pode ser feito de forma rápida pelo Whatsapp 0800 276 5020.
Importante: casos de falta de energia elétrica devem ser informados diretamente à Cemig, pelo telefone 116, pois a Prefeitura não realiza esse tipo de serviço.
5. Como participar dos processos seletivos da Prefeitura de Pedro Leopoldo?
Os processos seletivos da Prefeitura de Pedro Leopoldo são divulgados oficialmente no site institucional, na seção “Processos Seletivos” que consta no menu Cidadão (Concursos e Processos Seletivos) e também na página inicial, em principais serviços.
No portal, o cidadão pode acompanhar editais abertos, resultados, convocações e cronogramas, além de consultar as etapas de seleção e documentos exigidos.
Acompanhe o site da Prefeitura para ficar por dentro das próximas oportunidades de trabalho no serviço público municipal.
6. Como marcar ou ter acesso a consultas e exames pelo SUS no município?
A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para consultas e exames na rede. O usuário se dirige a uma UBS mais próxima de sua residência, onde será atendido pelo médico da unidade, (clínico geral) e sendo necessário, ele faz o encaminhamento para o médico especialista via regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
7. Como posso obter medicamentos de alto custo ou específicos pela rede municipal de saúde?
Os medicamentos de alto custo são fornecidos pelo Estado. Sua aquisição depende de uma série de fatores singulares. Para sua aquisição, o paciente leva a prescrição do médico à Farmácia Municipal, onde ele irá preencher uma relação de documentos retirados na farmácia e enviará ao Estado e o medicamento solicitado deve estar na relação de medicamentos fornecidos pelo Estado.
OBS.: Após o envio para o Estado, o mesmo irá verificar se aquele paciente se enquadra dentro das prerrogativas para sua aquisição.
8. Quais são os horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (PA)?
UBS – 07h30 às 16h30 (segunda à sexta-feira)
PA Central – 24 horas (diariamente)
PA Lagoa – 07 às 19 horas (diariamente)
9. Como funciona a vacinação no município?
O usuário pode se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com seu cartão de vacina para atualização e verificar se há alguma campanha específica. Tem também o Centro Municipal de Vacinação que fica aberto de 07 às 17 horas, e, às quartas-feiras até às 19hs.
10. Qual o contato para denúncias ou ouvidoria sobre a saúde municipal?
Ouvidoria SUS – Disque 136
Atendimento Presencial – Terça e quinta-feira, das 13h às 17h – Endereço: Rua Dr. Cristiano Otoni, 555, Centro – Sala da Controladoria
Whatsapp – 31 98016-7714 – Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.