Mais de mil animais foram castrados gratuitamente pela Prefeitura em 2025

A imagem mostra um cachorro de porte médio, com pelagem curta e cor bege clara. Ele está usando uma coleira vermelha e aparece sentado, olhando diretamente para a câmera com uma expressão alegre e amistosa, com a boca ligeiramente aberta, como se estivesse sorrindo. Ao fundo, há uma cadeira branca de plástico e uma pessoa vestindo roupa roxa parcialmente visível. A cena transmite simpatia e carinho.

Em novembro haverá mais um Mutirão de Castração e números irão passar de 1200 cães e gatos castrados somente este ano

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, segue ampliando o programa de castração gratuita de cães e gatos no município. Nesta semana foram abertas as inscrições para mais uma etapa do mutirão, prevista para o mês de novembro, quando deverão ser realizadas aproximadamente mais 200 castrações.

Ao longo de 2025, o programa já passou por diversas regiões da cidade, levando o serviço gratuito de saúde e controle populacional de animais domésticos a centenas de tutores. Em fevereiro, foram castrados 244 animais, sendo 130 gatos e 114 cães no bairro Teotônio Batista de Freitas. Já em maio, o mutirão no Parque de Exposições, no Centro, resultou em 265 castrações (140 cães e 125 gatos).

Em julho, a ação chegou ao bairro Santo Antônio da Barra, com 249 animais castrados, entre 130 cães e 119 gatos. A etapa seguinte ocorreu em setembro, no distrito de Lagoa de Santo Antônio, onde 243 animais foram beneficiados, sendo 144 cães e 99 gatos.

Somando todas as edições realizadas até agora, Pedro Leopoldo já contabiliza mais de mil castrações gratuitas nesta gestão, um marco importante nas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e à saúde pública.

A secretária de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Flávia Zehuri, destaca a relevância das ações. “Os mutirões de castração são ações cruciais para a saúde pública, bem-estar animal e controle populacional de animais domésticos. As castrações representam uma política pública essencial e eficaz para gerenciar a população de cães e gatos, promover a posse responsável, além de ajudar a prevenir e controlar a disseminação de zoonoses”, destacou.

O programa de castração é uma iniciativa permanente da Prefeitura, que busca reduzir o abandono, controlar a reprodução desassistida e promover mais qualidade de vida para os animais e seus tutores.