A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 14h, o Centro Oftalmológico Municipal, um marco inédito na rede pública de saúde do município. A nova unidade funcionará no CIAS – Centro Integrado de Atenção à Saúde, localizado à Rua Antônio Rodrigues Cardoso, 63, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Com a implantação do Centro Oftalmológico, Pedro Leopoldo dá um passo importante na ampliação e qualificação da atenção à saúde ocular dos usuários do SUS. O espaço foi criado para atender de forma integral os pacientes com queixas visuais, fatores de risco ou suspeitas de doenças oculares, especialmente o glaucoma — uma das principais causas de cegueira evitável no mundo.
Os pacientes deverão, inicialmente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de suas residências, onde será feita a avaliação clínica e o encaminhamento, quando necessário, ao novo Centro.
No local, os usuários contarão com consultas especializadas e exames diagnósticos completos, como campimetria computadorizada (campo visual), tonometria, gonioscopia, paquimetria, retinografia e OCT. A unidade também realizará o início do tratamento clínico com medicações e acompanhamento adequado.
Além de oferecer atendimento humanizado e de qualidade, o novo serviço contribui para o fortalecimento da rede municipal de saúde e a integração entre os níveis de atenção — primária, secundária e terciária — garantindo que casos mais complexos possam ser encaminhados para hospitais de referência em Belo Horizonte, com retorno regulado e plano terapêutico individualizado. “É uma conquista histórica para Pedro Leopoldo. O Centro Oftalmológico representa o compromisso da Prefeitura em ampliar o acesso da população a serviços especializados e prevenir doenças que podem comprometer a visão e a qualidade de vida”, destacou o Prefeito Emiliano Braga.
Com mais essa entrega, a Prefeitura reforça o compromisso de seguir investindo na saúde pública e no bem-estar dos pedroleopoldenses, oferecendo estrutura, atendimento humanizado e serviços inéditos na cidade.


